Mulheres no Legislativo Itapiranguense

por administrador publicado 10/10/2018 16h56, última modificação 10/10/2018 16h56

É cada vez mais notória a participação das mulheres na sociedade. São várias as frente em que Elas estão atuando, quer seja na direção, gerenciamento de empresas, ou mesmo participando de associações ou entidades.

Não diferente, presenciamos em nosso Município, Itapiranga, mais especificamente falando da Câmara de Vereadores, onde atualmente ocupam quatro cadeiras junto a Casa Legislativa, sendo Elas: Ani Reichert Haas, Ilda Teixeira Feller, Loni Sehn Heckler e Jacinta Mahl. “Nos sentimos muito orgulhosas por estarmos representando nossa classe. Hoje somos quatro, mas com certeza esse número poderá aumentar, se nos unirmos ainda mais, pois unidas somos muito fortes e conseguiremos atender mais e melhor nossa população Itapiranguense”, comentam.

Reforma política deve incluir mais espaço para às mulheres

No início do mês de julho deste ano, o Senado Federal aprovou uma proposta para aumentar a participação das mulheres na política, por meio de uma reserva de 10% das cadeiras nos parlamentos para serem ocupadas por Elas. A mudança válida para as próximas eleições (2018) e contempla todas as esferas, federal, estadual e municipal, ou seja, vagas para mulheres nas cadeiras do Senado, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de todo o Brasil, nas primeiras eleições após vigência da lei. De acordo com o texto aprovado, essa cota passará para 12% nas eleições seguintes e de 16% na terceira eleição. Sendo que para eleições municipais, Câmara de Vereadores, começará a ter validade a partir da eleição do ano de 2020.

I CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER

Tendo como lema "Mais direitos, participação e poderes para as mulheres", acontecerá no dia 25 de agosto, a partir das 13 horas, no auditório da Câmara de Vereadores de Itapiranga SC, a I Conferência Intermunicipal dos Direitos da Mulher da SDR de Itapiranga, sendo que terá abrangência de 18 municípios. Consta da programação do dia, o levantamento de prioridades para a conferência estadual, que será realizada de 12 a 14 de novembro, em Florianópolis e a etapa nacional, que será no mês de março de 2016.

Estão sendo convidadas para participar, as representantes dos movimentos de mulheres, associações, instituições de ensino superior locais, conselhos municipais, escolas e a sociedade em geral.