3ª Sessão Itinerante Regionalizada teve boa participação

por administrador publicado 10/10/2018 16h56, última modificação 10/10/2018 16h56
Aconteceu na noite de quarta-feira, 26 de agosto de 2015, na Comunidade de Linha Presidente Becker, a 28ª Sessão Ordinária e 3ª Itinerante Regionalizada da Câmara de Vereadores de Itapiranga.

Foram convidados os moradores das comunidades de: La. São Ludgero, Cotovelo, Beleza, La. Glória, Aparecida, Laranjeira, Baú e La. Presidente Becker. Cada comunidade teve a oportunidade de apresentar suas reivindicações através de um representante previamente escolhido. Após saudação de boas-vindas aos presentes, o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Gabriel Celuppi, passou a palavra à Secretária da Mesa, Vereadora Loni, para leitura da ata da sessão anterior, a qual foi aprovada por unanimidade pelos 11 Vereadores presentes.

Expediente da Sessão

Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 36, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional suplementar no Orçamento vigente do Município de Itapiranga – SC, exercício 2015 e dá outras providências.

Tribuna Livre

No espaço da Tribuna Livre os representantes das Comunidades convidadas apresentaram suas reivindicações, sempre com foco nos benefícios da coletividade. Ao final de cada fala, foi entregue um livro onde consta a Lei Orgânica do Município de Itapiranga e o Regimento Interno da Câmara de Vereadores. Todas as solicitações foram entregues a Casa Legislativa, as quais serão encaminhadas através de Moção coletiva aos órgãos responsáveis, inclusive pela execução, se esse for o caso. Apenas as Comunidades de La. Glória e Aparecida, não fizeram uso desse espaço.

Pedidos de Providências

A Vereadora Jacinta requer seja encaminhado Ofício à CELESC, solicitando a instalação de um novo transformador de energia elétrica nas proximidades da propriedade do Sr. Beno Locks em La. Santo Antônio.

O Vereador Nelson pede a Municipalidade que tome as devidas providências para as melhorias e recuperação das barras de proteção da ponte sobre o Rio Macaco em Linha Laranjeira, bem como, melhorar e adequar as placas de sinalização na ITG 070, trecho entre a sede da cidade até a comunidade de Linha Presidente Becker.

Palavra Livre

O Vereador Alcério destacou a retomada de um importante Conselho para o Município de Itapiranga, ou seja, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Na última semana, 23 lideranças ligadas ao setor agropecuário de Itapiranga estiveram reunidas. O médico veterinário Sandro Charopen Machado foi eleito novo presidente deste Conselho, o qual deve voltar a se reunir dentro de um mês para deliberações sobre questões importantes em relação aos programas e serviços prestados ao setor agrícola.

O Vereador Antônio comentou quanto ao que o vereador deve fazer no seu dia-a-dia, ou seja, observar, verificar e ouvir os anseios da população, fazer projetos para apresentar no legislativo, discutir e transformar em ações conjuntas em benefício da sociedade. Ir ao encontro do Executivo com ideias e sugestões construtivas para assim se ter uma maior integração entre os poderes, Executivo e Legislativo Municipal.

A Vereadora Loni falou do momento difícil que estamos vivendo na economia do Brasil que afeta também a nossa região. Assim como o agricultor projeta investimentos e acontece algo, como doenças na família, queda de preços e outros, é necessário sentar e planejar para achar saídas e, assim, é também numa Prefeitura onde estava previsto um orçamento, mas as receitas diminuíram. Isso exige planejamento, sem fugir da obrigatoriedade da aplicação dos percentuais previstos em lei. Falou também sobre o Festival de canção Alemão da Linha Santa Cruz e sobre a importância das sessões regionalizadas onde as lideranças podem expor os problemas existentes, pelo que os Vereadores buscam intermediar junto ao Executivo as soluções.

A Vereadora Jacinta comentou da sua satisfação em ter participado durante esse período na Câmara de Vereadores, podendo assim mostrar um pouco de seu trabalho, principalmente aos moradores de Santo Antônio, sua comunidade.

Vereador Nelson comentou dá importância das solicitações apresentadas na noite. Segundo o mesmo, muitas constam do Plano de Governo da atual Administração, mas ainda não executados. Reforçou o papel do Vereador que é de fiscalização e acompanhamento do serviço público. Lembrou que todos têm acesso as contas públicas via sistema, o que vem em favor da transparência do que está sendo feito.

O Vereador Marino endossou os pedidos apontados na sessão, com relação a melhorias na energia elétrica (trifásica), telefonia celular, usina de asfalto em forma de consórcio, auxilio financeiro as entidades do interior para manterem-se. Assumiu compromisso de cobrar junto aos responsáveis o que foi pedido. 

Vereadora Ilda agradeceu a presença de todos os presentes na sessão, demonstrando assim que a população atendeu e entendeu a importância do momento vivido por ocasião da realização da Sessão Itinerante Regionalizada, mostrando a união das comunidades.

O Vereador Jair teceu comentários quanto à importância da busca de recursos via emendas parlamentares. Lembrou que, até o momento, conseguiu, através de seus contatos, o montante próximo a R$ 1 milhão, contribuindo assim significativamente com o Executivo Municipal. “Ser vereador pra ficar sentado em sua cadeira é fácil! Quero ver ser Vereador para trazer recurso para o Município”, finalizou.

A Vereadora Ani agradeceu a presença dos moradores das comunidades convidadas. Assumiu também o compromisso de buscar soluções para as reivindicações apresentadas na noite. Enalteceu ainda a importância de buscar recursos junto as diversas esferas, para atender as necessidades da população.

O Vereador Gelson reforçou seu apoio aos pedidos encaminhados na sessão, ressaltando que na sua grande maioria são solicitações que não demandamde muitos investimentos, requerendo apenas um pouco mais de vontade do Executivo Municipal.

O Vereador e Presidente da Casa Gabriel teceu comentários quanto aos avanços tecnológicos imprimidos pela sociedade, fazendo com que a parte do campo busque, solicite pedidos de cunho energético, de comunicação, isso mostra que o Município está se modernizando, se transformando, sendo algo muito positivo, pois o Município de Itapiranga continua crescendo, não está estagnado, prova disso foram às solicitações apresentadas na sessão. “Ajustes muitas vezes são necessários nas empresas, junto às propriedades rurais, no âmbito familiar para que lá na frente não venha faltar verba. E assim também acontece no setor público”, comenta Celuppi.

Ressaltou a importância da participação popular na busca por melhorias nos mais diversos setores do Município. Comentou ainda da necessidade do município fomentar a instalação de uma Indústria de Laticínios, pois matéria prima tem em abundância.

Finalizando os trabalhos da noite agradeceu a presença de todos e convocou os vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 31 de agosto, às 19 horas na Câmara de Vereadores de Itapiranga.