Parlamentares aprovam criação da Procuradoria da Mulher e outorga de título de Cidadão Honorário

por Julian Wildner publicado 11/06/2019 15h15, última modificação 11/06/2019 15h29

Em plenário, os vereadores do município de Itapiranga aprovaram por unanimidade três proposições. As matérias tramitaram na 19ª sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (10). Com a manifestação favorável das comissões constituídas na Casa Legislativa, o presidente do Poder Legislativo, Afonso Niehues, colocou em votação proposição que trata da criação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores de Itapiranga, além de dois projetos de resolução que outorgam título de Cidadão Horário do Município aos deputados federais, Pedro Uczai e Celso Maldaner.

O projeto que dispõe sobre a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal é de autoria da vereadora, Daniela Vogel, por meio do qual se buscará desenvolver ações de combate à violência e à discriminação contra as mulheres, recebendo e encaminhando as demandas aos órgãos competentes. Fazendo frente à procuradoria, as vereadoras Daniela Vogel e Ani Haas, almejam promover seminários periódicos voltados para a discussão de temas de interesse das mulheres, audiências públicas, debates, encontros com autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, cursos de formação, exposição e atividades para celebrar datas comemorativas voltadas às mulheres, entre outros.

Na sessão, os parlamentares também apreciaram as matérias que concedem título de Cidadão Honorário do Município. O vereador, Jair Imich, apresentou proposição de congratulação ao deputado federal, Pedro Uczai. Os vereadores Aloisio Kessler, Daniela Vogel, Afonso Niehues, Fábio Hahn, Vanderlei Anschau e Afonso Utzig, requereram homenagem ao deputado federal, Celso Maldaner. As duas proposições visam reconhecer a atuação política dos parlamentares no cenário nacional, estadual e especificamente por terem prestado relevantes serviços diretos e indiretos de interesse público à comunidade itapiranguense. Os deputados serão homenageados em Sessão Solene, em data a ser definida.