Vereadora Suplente é empossada na Casa Legislativa

por administrador publicado 11/10/2018 09h26, última modificação 11/10/2018 09h26
Na segunda-feira, 04 de setembro de 2017, foi realizada a 29ª Sessão Ordinária do 1º Período da 16ª Legislatura. Com presença de nove vereadores, ausência justificada do vereador Jair Imich, o presidente Afonso Utzig empossou a vereadora suplente Sandra Hermes. Sandra Hermes assume a vaga da vereadora Daniela Vogel pelo período de 30 dias.

Decreto Legislativo nº 11: Fica decretado ponto facultativo na Câmara Municipal de Vereadores de Itapiranga SC, no dia 08 de setembro de 2017, sexta-feira.

Três projetos deram entrada na Casa: Projeto de Lei nº 36, que institui o Plano Plurianual do município de Itapiranga para o quadriênio de 2018 a 2021 e dá outras providências. Projeto de Lei nº 37, que autoriza doação de materiais, equipamentos e mão de obra para a Celesc Distribuição S.A. e dá outras providências. E o Projeto de Lei nº 38, que autoriza a alienação e baixa de bens de propriedade do município de Itapiranga e dá outras providências.

Uma moção foi apresenta. A Moção nº 07 foi apresentada pelo vereador Afonso Niehues, para que seja realizada homenagem aos Corais em atividades no município de Itapiranga, em especial, à Associação Cultural FAI de Itapiranga, fundada em 07/02/1982, que completou 35 anos de atividades ininterruptas.

Diversos pedidos de providências foram apresentados. O vereador Erico Giehl, solicita que sejam efetuadas melhorias na estrada que liga a estrada de Linha Guaíra à Santa Fé Alta, próximo ao aeroporto. O vereador Fábio Hahn, requer que seja enviado ofício a Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga, solicitando a reforma e manutenção da ponte sobre o Rio Macuco na estrada Beira Rio, mais precisamente na Comunidade de Linha Chapéu, bem como, verificar a possibilidade de substituir por uma ponte de concreto. O vereador Vanderlei Anschau, solicita iluminação adequada na escadaria que dá acesso ao porto do Antoninho. Também solicita o alargamento, patrolamento e cascalhamento da estrada geral de Linha Dois Saltinhos. E, solicita melhorias no acesso a propriedade do Sr. Aloísio Follmann, na Comunidade de Maria Goretti. O vereador Aloisio Kessler, solicita a troca de lâmpadas de luz queimadas nos postes no centro da Comunidade de Linha Santo Antônio e no acesso a Linha Popi, em frente à residência de Francisco Grings. O vereador Afonso Utzig, solicita à produção de mudas cipreste tuia, para integrados da JBS Suínos e Aves e Cooper A1. Os vereadores Alexandre Siqueira, Jair Imich e Vanderlei Anschau, solicitam melhorias no trecho da estrada entre o centro da Comunidade até a propriedade de Tarcísio Kummer, passando pelas propriedades de Aloísio Ernani Follmann e da Família Hobold na Comunidade de Linha São Ludgero.

Tribuna Livre

Inscritos para fazer uso da tribuna livre, Sr. Eugênio Lottermann e o vereador Afonso Niehues. O Sr. Eugênio Lottermann da Comunidade de Linha Chapéu, fez uma breve apresentação sobre a Comunidade e convidou a todos para participarem da festa dos Pioneiros que será realizada no domingo, dia 10 de setembro.

E o vereador Afonso Niehues fez uma apresentação sobre viagem a Capital Federal. O vereador destacou diversos pontos do 1º Seminário Catarinense de Vereadores em Brasília, em que ele e os vereadores Alexandre Siqueira, Aloisio Kessler e Vanderlei Anschau participaram.

Discussão e votação

Foi discutida, votada e aprovada por unanimidade a Moção nº 07, para que seja realizada uma homenagem aos Corais em atividades no município de Itapiranga.

De acordo com o presidente Afonso Utzig os projetos permanecem na Mesa para serem analisados e votados nas próximas Sessões.

Inscritos para fazer uso da palavra livre os vereadores: Fábio Hahn, Afonso Niehues, Aloisio Kessler, Alexandre Siqueira, Vanderlei Anschau, Sandra Hermes e Afonso Utzig. Os vereadores falaram sobre assuntos diversos.

Não havendo mais nada a ser discutido, o presidente Afonso Utzig convocou os vereadores para a próxima Sessão Ordinária que será realizada na segunda-feira, 11 de setembro, às 19 horas no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Isabela Motta – Assessora de Comunicação