Duas moções aprovadas na 13ª Sessão Ordinária

por Julian Wildner publicado 11/10/2018 10h12, última modificação 11/10/2018 10h12
Contando com a presença de todos os Vereadores da 15ª Legislatura, aconteceu na última segunda-feira dia 09 de maio, a 13ª Sessão Ordinária de 2016. O Vereador e Presidente da Casa Marino Spies, após dar as boas vindas aos presentes, passou a palavra para o Vereador e 1º Secretário Gabriel Celuppi o qual fez a leitura da ata da Sessão anterior, sendo aprovada por unanimidade.

Expediente da sessão

Projeto de Lei do Executivo nº 17, que autoriza o Poder Executivo Municipal abrir crédito adicional suplementar no orçamento vigente da Prefeitura Municipal de Itapiranga SC, e dá outras providências.

Projeto de Lei do Executivo nº 18, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional suplementar no orçamento vigente da Prefeitura Municipal de Itapiranga SC, exercício de 2016, por conta do “Excesso de Arrecadação” e dá outras providências.

Projeto de Lei do Executivo nº 19, que autoriza o Executivo Municipal a firmar Termo de Cessão de Uso com a Secretaria de Estado de Segurança Pública de SC, e dá outras providências.

Moção - Os Vereadores Afonso e Edgar requerem que seja consignada nos anais desta Casa Legislativa, “Moção de Congratulação”, com votos de reconhecimento aos serviços prestados aos alunos deste Município, principalmente na educação, ensino e formação de jovens para as importantes atividades agrícolas e de pecuária, a nível de segundo grau, para a Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina, representada por seu Diretor Ermindo Vergutz, pelos 21 anos de atuação em prol das famílias rurais da região, completados em 05 de maio de 2016.

Indicação - O Vereador Afonso, requer que seja encaminhado Ofício às Câmaras de vereadores e aos Deputados Estaduais e Federais da região, colocando a preocupação da classe rural, os agricultores, com a reforma da Previdência.

Pauta de discussão e votação

Moção 15/2015, de autoria do Vereador Gabriel Celuppi solicitando que seja realizada por esta Casa Legislativa uma homenagem aos Fundadores da Oktoberfest de Itapiranga/SC. Aprovada por unanimidade.

Moção no 03/2016, autoria dos Vereadores Afonso e Edgar a Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste, SC, representada por seu Diretor Ermindo Vergutz, pelos 21 anos de atuação em prol das famílias rurais da região, completados em 05 de maio de. Sendo fixada a data de 23 de maio próximo para a realização da homenagem. Aprovada por unanimidade.

Pedidos de Providências

O Vereador Jair solicita ao setor competente da Municipalidade o alargamento e cascalhamento da estrada na Linha Chácara da garagem da Prefeitura até a propriedade do senhor Adélio Geller.

O Vereador Afonso solicita ao Poder Executivo por meio da pasta responsável empenho no encaminhamento do auxílio financeiro para os alunos que estudam na Escola Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste.

O Vereador Edgar solicita a Municipalidade à colocação de tubos entre a estrada geral e o acesso à propriedade de Rogério Rohrig, de Santa Fé Alta.  Nesse mesmo sentido pede a execução do patrolamento e compactação do acesso às propriedades de Inácio Afonso Schneider, Armindo Schneider, Charles Schneider e Sílvio de Azevedo, de Santa Fé Alta. Por fimsolicita a construção de um abrigo de passageiros nas proximidades da propriedade de Nicolau Preis, na localidade da Linha Beleza.

A Vereadora Loni parabenizou os servidores municipais que representaram Itapiranga nos Jogos da AMEOSC, realizado no último sábado no município de Princesa, e com muita garra Itapiranga conquistou o Hexacampeonato nos Jogos de Integração da AMEOSC.

Vereador Alcério manifestou sua contrariedade em relação, ao que considera, muito elevados os gastos com diárias desta Casa Legislativa. Apesar da legalidade, vê exagero no montante de R$ 376 mil gastos com diárias em três anos e quatro meses desta legislatura. Apelou para o bom senso dos membros da casa no trato do dinheiro público. Por fim, registrou convite para mais uma edição do concurso Henzel und Gretel, que acontece neste sábado, dia 14, a partir das 20 horas no pavilhão da sociedade de Linha Becker. O concurso de escolha do casalzinho folclórico é uma promoção da APP da Escola Municipal São Bonifácio.

O Vereador Edgar fez convite para todos os colegas bem como público em geral para participar da festa comunitária de Linha Beleza no próximo domingo dia 15 de maio.

O Vereador Afonso demonstrou apoio às colocações do colega Alcério com relação aos gastos com diárias. Pediu urgência no encaminhamento de sua indicação, colocando mais uma vez a sua preocupação com relação à classe rural, os agricultores, com a reforma da Previdência. Reforçou seu PP encaminhado na noite, ressaltando que essa solicitação já havia sido encaminhada pelo colega Jair.

A Vereadora Ilda registrou sua participação na 24ª Maifest realizada no último domingo, 08 em Linha Sede Capela. Por fim parabenizou a todos os envolvidos na organização do evento.

O Vereador Gelson demonstrou apoio às colocações do colega Afonso quanto a não cobrança de taxas, impostos dos proprietários de loteamentos ainda não regularizados pelos responsáveis. Também pediu a líder de governo buscasse informações junto ao executivo do por que do aumentou das taxas de recolha de lixo.

Não havendo mais assuntos a serem tratados, o Presidente da Casa, Vereador Marino Spies, agradeceu à todos e convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária a ser realizada no dia 16 de maio de 2016, às 19 horas, no auditório da Câmara de Vereadores de Itapiranga SC.

Acesse: www.camaraitapiranga.sc.gov.br e ouça o áudio completo das sessões.