37ª Sessão Ordinária de muito debate

por administrador publicado 11/10/2018 08h04, última modificação 11/10/2018 08h04
Contando com a presença de todos os Vereadores da 15ª Legislatura, foi realizada na última segunda-feira, dia 16 de novembro de 2015, a 37ª Sessão Ordinária.

Após saudar a todos, o Presidente de Casa, Vereador Gabriel Celuppi, passou a palavra para a 1ª Secretária da Mesa, Vereadora Loni a qual fez a leitura da ata da sessão anterior, sendo aprovada por unanimidade.

Expediente da Sessão

Projeto de Lei do Executivo nº 51, de 10 de novembro de 2015. Estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2016, LOA.

Moção nº 15 - O Vereador Gabriel requer, após tramitação regimental e devida aprovação, seja realizada por esta Casa Legislativa uma homenagem aos Fundadores da Oktoberfest de Itapiranga/SC.

O Vereador Alcério, requer seja enviado Pedido de Informação à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga quanto à pavimentação asfáltica da Estrada da Fronteira; se existe previsão orçamentária e plano de ação para a obra.

Edital de Convocação de Audiência Pública ser realizada no dia 30 de novembro de 2015, no Auditório da Câmara Municipal de Itapiranga SC, situada na Rua São Jacó, nº 211, a partir das 20 horas.Assuntos a serem tratados:

- Apresentação da planilha de custos dos serviços de fornecimento de água;

- Definição para manutenção da prestação dos serviços por parte do Município ou concessão do sistema de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário;

- Assuntos gerais.

Pauta de discussão e votação da sessão

Deu entrada na Casa e colocado em votação, Pedido de Informação a ser encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga quanto à pavimentação asfáltica da Estrada da Fronteira. Aprovado por unanimidade.

Pedidos de Providências

As Vereadoras Ani e Ilda solicitam a Municipalidade, que ao findar do ano, que as sobras da Câmara sejam destinadas a Secretária da Saúde, principalmente na aquisição de remédios.

O Vereador Afonso solicita encaminhamento de Ofício ao Prefeito Municipal e ao Secretário da Saúde, Luiz Carlos, solicitando a colocação de uma cobertura e bancos na frente do posto de saúde PSF Centro. Solicita ainda, através do diretor de Urbanismo, Nelson, como também ao presidente do Conselho de Trânsito, a colocação de lombadas nas proximidades do Posto do Nêne, na Avenida Uruguai, esquina com Av. John Kennedy.

O Vereador Marino trouxe esclarecimentos quanto as alterações relativas ao PL nº 06 de sua autoria. Parabenizou a Comunidade bem como os organizadores da Festa em La. Santa Cruz, realizada no último domingo dia 15.

Já o Vereador Afonso trouxe a Casa sua preocupação quanto ao estado das estradas, bueiros (entupidos), após as últimas chuvas. Visto que a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Sugeriu mapeamento dos locais mais atingidos no interior do Município, para que assim se possa realizar um trabalho mais eficaz. Reforçou pedido antigo de morador de La. Guaíra. Solicitou ainda melhorias na iluminação nas proximidades do Viveiro de Mudas Kramer em Santa Fé Alta.

Também fez uso desse espaço o Vereador Nelson quereforçou pedido quanto às sobras do Poder Legislativo. Sugeriu antecipação de parte desses valores, para assim poder ser usado na compra de medicamentos ainda esse ano. Lembrou à Líder de Governo, solicitação já feita relativa a estrada vicinal de acesso a La. Fortaleza, a qual está precária, necessitando de patrolamento, colocação de cascalho, bem como de tubos.

O Vereador Alcério comentou os imensos transtornos e prejuízos que Itapiranga vive desde a grande enchente do Rio Uruguai, em junho do ano passado, sendo que neste período o município já passou por outras enchentes e ultimamente tem sofrido com as fortes enxurradas, o que aumenta a demanda de serviços para a recuperação dos diversos pontos atingidos, em todo o município. Destacou a realização do seminário regional sobre Barragens, marcado para o próximo dia 27, às 19h30, na Câmara de vereadores, com a presença de um jornalista da Universidade Federal de SC e um sociólogo, da Universidade da Fronteira Sul, convidando a toda a população para participar.

A Vereadora Ilda parabenizoua Comunidade de Linha Santa Cruz pela festa realizada no último domingo dia 15.  Ressaltou a atitude nobre por parte da comunidade em iniciar a programação do dia com uma Celebração Religiosa que foi celebrada pelo Pe. Albano Körbes e Pe. Pedro Baldissera. Comentou quanto a campanha denominada de ‘”Novembro Azul”, oportunidade em que fez convite para palestra a ser realizada na próxima terça-feira, dia 17, na Associação JBS.

Findando os trabalhos da noite, o Presidente da Casa, Vereador Gabriel Celuppi, agradeceu à todos e convocou os Vereadores para a próxima Sessão a ser realizada no dia 23 de novembro de 2015, às 19 horas, no auditório da Câmara de Vereadores de Itapiranga SC.

Acesse: www.camaraitapiranga.sc.gov.br e ouça o áudio completo das sessões.

Paulo Casweski – Assessor de Comunicação